terça-feira, 25 de junho de 2013

V de Vingança


                                                                              Por Jhonatan Arthuso


"Igualdade, justiça e liberdade são mais que palavras; são perspectivas!"

Estamos presenciando inúmeras manifestações que, acima de tudo, refletem na insatisfação de um povo. Essa grande massa cansou da política representativa e quer ter voz ativa, participando efetivamente das decisões que movem o país. O Brasil vive um momento de luta pelos seus direitos conquistados após uma ditadura recente. O povo está nas ruas para transformar o exercício democrático de expressão em uma prática legítima.  Em momentos de lutas é sensato verificar os armamentos.  Para lutarmos por um ideal é preciso fazer parte dele, se tornar a ideia e a imagem do que queremos e brigamos. 

Um filme que aparece com a missão de ser um verdadeiro armamento intelectual é o “V de Vingança” dos irmãos Wachowski, respeitados no mundo cinematográfico após a inovadora direção visual de Matrix (1999). Desta vez, a dupla ficou apenas na operação do roteiro e produção do longa, deixando a direção  para o calouro  James McTeigue,  que não faz nada além de colocar em prática as ideias dos irmãos. A linguagem visual da dupla está evidente em cada cena do filme.



Em “V de Vingança”, uma adaptação das historias do HQ do mestre dos quadrinhos Alan Moore, narra a história de um herói anarquista com o codinome de V (Hugo Weaving, sempre com uma máscara enigmática), influenciado por Guy Fawkes, um revolucionário do século 17 que tentou explodir o parlamento inglês e destruir o rei James I do trono. V tenta repetir o mesmo feito, porém, agora, em uma Londres futurista, mais precisamente em 2020.


V é um personagem misterioso em dosagens de perversão e gentileza. Munido de ataques terroristas, com direito a explosões ao som de Tchaikovsky, trava uma luta contra o sistema autoritário e tirano dominado pelo ditador fascista, Adam Sutler (John Hurt, Hitlereseco), que governa com braços de ferro, controlando  os cidadãos por meio de uma mídia comprada e um serviço de segurança  liderado por Creedy, braço direito do ditador (Tim PigoTT,). Nas cenas de Sutler, podemos ver uma forte referência ao clássico da literatura 1984, escrito por George Orwell em 1949.

Logo no início do filme, o justiceiro salva a linda Evey (Natalie Portman) das mãos  de policiais  da repressão, cujos pais foram mortos por serem contrários ao governo. É desenvolvido entre os dois uma relação de admiração mútua. Ela se encanta não pelo homem com a máscara, mas pela ideologia que carrega. Quando o diretor resolve explorar os dois personagens centrais – V e Evey - o filme ganha força e profundidade.

A atuação de Hugo Weaving é realmente notável.  Mesmo estando sempre mascarado, ele consegue humanizar o seu personagem, mostrando diferentes sensações através de um incrível desempenho corporal. Em certos momentos se mostra monstruoso e assustador na penumbra, em outros, é apresentando com doçura, recitando trechos de peças shakespearianas e preparando um café da manhã com um avental florido para Evey, a sua nova hóspede e cúmplice.

No decorrer do filme, o clima de suspense não consegue impactar, deixando a narrativa cansativa e nada original. A resposta vem com ações rápidas e com boas cenas de lutas bem ao estilo Matrix Pouco a pouco, vamos conhecendo mais sobre o misterioso mascarado e entendendo que seus motivos de vingança são extremamente pessoais.


Enfim,V de Vingança” é um filme de ação, mas nas entrelinhas é totalmente político. Quando V,  declara que “O povo não deve temer o seu governo. É o governo que deve temer o seu povo”. O longa não tem a intenção de incentivar a violência, muito menos atentados terroristas. O objetivo é refletir sobre o papel do povo nas decisões políticas de seu país. Para quem já viu o longa e para quem ainda não viu, espero que possam se identificar como sujeitos de grandes possibilidades coletivas. Afinal: “O povo tem os políticos que merecem”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger