quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A última noite da Semana da Comunicação do UnilesteMG 2013


Por Rúbia Martins Oliveira – 4º CCS/J

A noite da última sexta-feira 13 não teve nada de terror para os alunos do Curso de Comunicação Social do Unileste-MG. Em clima de muita alegria, alguns com semblantes cansados, às 19h30 o aluno Tayson Lagares fez a abertura da última noite de eventos da Semana da Comunicação Social de 2013. O graduando convidou o palestrante da noite, Carlos Cardoso, formado em Publicidade e Propaganda pela UNIBH e especialista em Gestão de Marcas, para dar início à sua palestra/workshop de tema Mídias Sociais.



Carlos Cardoso iniciou sua fala diferenciando redes sociais de mídias sociais. As redes sociais são todas as relações entre pessoas e existem desde que o mundo é mundo, já as mídias sociais são uma forma contemporânea de rede social em que o relacionamento se dá via tecnologia, como é o caso do facebook, twitter, instagran entre outros.

Atualmente, com essa facilidade de contato por meio da internet, vivemos uma era em que o conhecimento é compartilhado. As pessoas divulgam seus conhecimentos de forma fácil e gratuita e todos ganham com isso. Ainda sobre a atualidade, Cardoso nos apontou outras características deste início de novo século. Uma dela é que também vivemos a era do Narcisismo, em que você é o que você curte, e ninguém quer estar mal na foto ou na “curtida”. Existe uma grande preocupação da imagem que as pessoas fazem delas mesmo na mídia. Outra novidade deste tempo é o “Jornalista por Gadget”, em que pessoas comuns tiram o lugar do jornalista tradicional, uma vez que todos têm acesso à internet e aos meios de captar os fatos. Existe hoje também o “Boca a Boca on line”, uma forma bem fácil de espalhar uma noticia. E lembrou: uma pessoa satisfeita fala para outra pessoa, enquanto um insatisfeito fala para cem que vira um milhão até chegar num pedido de desculpa da empresa.

Todas essas mudanças que caracterizam os tempos de hoje impactam nos negócios em diversos aspectos. O negócio está mais social, vai além do marketing comum. O entretenimento patrocinado virou moda e as marcas vão além dos produtos. O conteúdo que vende é aquele que faz mudança positiva na realidade de quem compra. As marcas estão mais transparentes – pois assumir o erro virou uma forma de se obter credibilidade. O cliente de hoje é mais exigente e mais participativo, ele gosta de se sentir visível no processo de construção de um produto, por exemplo.

Cardoso também mostrou alguns dados estatísticos importantes de serem sempre analisados. Hoje, somos quase 100 milhões de internautas no Brasil, sendo 52,5% considerados ativos, passando quase 44 horas/mês online e 5 horas/dia. Ou seja, ficamos muito tempo online e interagimos neste universo. E é por isso que as marcas resolveram ser mais sociais, as empresas estão cada vez mais adeptas do mundo virtual e das mídias sociais.

Outro ponto alto do workshop foram as colocações do palestrante sobre o profissional de mídias sociais, esta nova profissão que está com o mercado bem aberto. Primeiro foram pontuados o que este profissional não é, ou não deve ser: um milagroso, a solução para tudo, o “cara” que fica no facebook e nem o sobrinho ou outro parente do dono da empresa. O profissional de mídias sociais é, ou deveria ser, um conjunto de profissões somadas. Ou seja, precisa ser estatístico, lembrando que ler dados não é interpretar dados; sociólogo, tem que entender com quem está falando, com qual classe está conversando; psicólogo, precisa compreender o humano, respeitar, ouvir; pesquisador, pois a curiosidade é essencial, tem que ler todo dia; advogado, precisa defender o lado da marca para a qual trabalha; e por fim, poeta, com respostas criativas e mais pessoais.

A palestra terminou no horário previsto, depois que o palestrante relatou alguns cases de grandes empresas que fazem uso das mídias sociais. Após 20 minutos de intervalo, o aluno Tayson convidou a ganhadora do jogo do painel de pensamentos, a aluna Nathália, do 4º período de jornalismo, para no palco receber o seu prêmio. E depois de passado um vídeo com imagens dos vários momentos vivenciados pelos alunos nesta semana especial, Tayson passou a palavra ao aluno Caio Andrade que foi o mediador do debate, último momento da Semana da Comunicação Social do UnilesteMG 2013.

Caio explicou o objetivo do debate que previa uma troca de ideias entre vários comunicólogos, e convidou os componentes da mesa: Lúcio Dos Reis (da agência TEN comunicação); Conrado Carvalho (agência Ello Comunicação); a professora Sônia Xavier; a coordenadora Ana Claudia Resende e o professor Wagner Alexandre.



O assunto mais debatido foram as manifestações estudantis ocorridas no ano de 2013. A primeira pergunta levava a um paralelo entre esse momento atual que entra para a história e o impeachment do Collor em 92, levando em consideração a cobertura midiática de ambos os momentos. Na segunda, o foco foi compreender o movimento e seus objetivos e desmembramentos.

A Semana da Comunicação Social do UnilesteMG 2013 terminou em clima de manifestação positiva. Todos em prol da melhoria da profissão e do crescimento do profissional e do mercado de jornalistas e publicitários. A equipe de organizadores estava aparentemente cansada, mas todos com a boa sensação de dever cumprido.

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