Por Roberta Emmanuelle e Claudiane Dias
A palestra da noite de quarta-feira, dia 11, da Semana da
Comunicação do Unileste, sobre o tema “O novo perfil do profissional de
comunicação em um mercado em constante mudança”, foi proferida pelo professor Wagner
Alexandre Arcione. O palestrante tem MBA em marketing e mestrado em
Administração. A ênfase da palestra foi sobre o poder da comunicação na
internet, e como o comunicador social, deve se comportar diante dessa nova
ferramenta.
O novo
comportamento pós internet
Segundo Wagner, a internet é considerada o
tipo de mídia mais importante para 88% dos usuários pesquisados. A TV ficou em
segundo lugar com 55%, seguidos pelo jornal com 44% e pelo rádio (29%). A
revista é o meio menos valorizado, com apenas 27%. Na palestra o professor
apontou o gestor de comunicação como profissional responsável por colocar em
práticas as novas formas de comunicar, que alia a informação com as novas
regras de mercado.
A
complexidade de uma geração
O palestrante traçou o perfil dos novos
profissionais de comunicação, composta por pessoas nascidas entre os anos de
1980 e 2000, jovens que fazem parte da chamada “Geração Y”. Ambição, dinamismo,
busca por resultados, vontade de crescer e proatividade são características
positivas dessa geração. Por outro, aspectos negativos também permeiam o perfil
dos novos comunicadores, que podem até comprometer carreiras promissoras, como
a impaciência, a imaturidade e a dificuldade em absorver críticas.
Quem é
esse novo profissional de Comunicação?
Wagner citou as sete características
fundamentais do novo profissional de comunicação: Enxergar soluções, ser “gente
boa”, levar outras pessoas junto, entregar resultados de qualidade, ter olhos
que brilham ser proativo e assumir riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário