quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Professor Wagner ministra palestra sobre o novo perfil do comunicador social

Por Roberta Emmanuelle e Claudiane Dias


A palestra da noite de quarta-feira, dia 11, da Semana da Comunicação do Unileste, sobre o tema “O novo perfil do profissional de comunicação em um mercado em constante mudança”, foi proferida pelo professor Wagner Alexandre Arcione. O palestrante tem MBA em marketing e mestrado em Administração. A ênfase da palestra foi sobre o poder da comunicação na internet, e como o comunicador social, deve se comportar diante dessa nova ferramenta.

Wagner mostrou que o Brasil já atingiu a marca de mais de 100 milhões de internautas, sendo que 87% destes acessam as redes socais. Outro dado importante que foi abordado, é que o meio mais usado para se obter informação é a internet, com mais de 70% de preferência. O professor apresentou o Relatório Global Entertainment and Media Outlook da Price Waterhouse Coopers (PWC), que indica um crescimento em todas as formas de mídia no Brasil entre 2013 e 2017. Segundo a PWC a área de publicidade pela internet no Brasil crescerá 18% no período de 4 anos, neste mesmo tempo o resto do mundo crescerá apenas 13% nesse segmento.

O novo comportamento pós internet

Segundo Wagner, a internet é considerada o tipo de mídia mais importante para 88% dos usuários pesquisados. A TV ficou em segundo lugar com 55%, seguidos pelo jornal com 44% e pelo rádio (29%). A revista é o meio menos valorizado, com apenas 27%. Na palestra o professor apontou o gestor de comunicação como profissional responsável por colocar em práticas as novas formas de comunicar, que alia a informação com as novas regras de mercado.

A complexidade de uma geração

O palestrante traçou o perfil dos novos profissionais de comunicação, composta por pessoas nascidas entre os anos de 1980 e 2000, jovens que fazem parte da chamada “Geração Y”. Ambição, dinamismo, busca por resultados, vontade de crescer e proatividade são características positivas dessa geração. Por outro, aspectos negativos também permeiam o perfil dos novos comunicadores, que podem até comprometer carreiras promissoras, como a impaciência, a imaturidade e a dificuldade em absorver críticas.

Quem é esse novo profissional de Comunicação?

Segundo Wagner Alexandre, o novo profissional de comunicação se tornou um profissional estratégico nos negócios da instituição na qual atua. O novo cenário exige transparência em suas ações e cobra respostas rápidas e precisas. O novo profissional precisa ser capaz de gerar informações que atendam as necessidades dos diferentes públicos das organizações.

Wagner citou as sete características fundamentais do novo profissional de comunicação: Enxergar soluções, ser “gente boa”, levar outras pessoas junto, entregar resultados de qualidade, ter olhos que brilham ser proativo e assumir riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger