Por Roberta Emmanuelle e Claudiane Dias
A palestra da noite de quarta-feira, dia 11, da Semana da
Comunicação do Unileste, sobre o tema “O novo perfil do profissional de
comunicação em um mercado em constante mudança”, foi proferida pelo professor Wagner
Alexandre Arcione. O palestrante tem MBA em marketing e mestrado em
Administração. A ênfase da palestra foi sobre o poder da comunicação na
internet, e como o comunicador social, deve se comportar diante dessa nova
ferramenta.
Wagner mostrou que o Brasil já atingiu a marca de mais de 100
milhões de internautas, sendo que 87% destes acessam as redes socais. Outro
dado importante que foi abordado, é que o meio mais usado para se obter
informação é a internet, com mais de 70% de preferência. O professor
apresentou o Relatório Global Entertainment and Media Outlook da Price
Waterhouse Coopers (PWC), que indica um crescimento em todas as formas de mídia
no Brasil entre 2013 e 2017. Segundo a PWC a área de publicidade pela internet
no Brasil crescerá 18% no período de 4 anos, neste mesmo tempo o resto do mundo
crescerá apenas 13% nesse segmento.
O novo
comportamento pós internet
Segundo Wagner, a internet é considerada o
tipo de mídia mais importante para 88% dos usuários pesquisados. A TV ficou em
segundo lugar com 55%, seguidos pelo jornal com 44% e pelo rádio (29%). A
revista é o meio menos valorizado, com apenas 27%. Na palestra o professor
apontou o gestor de comunicação como profissional responsável por colocar em
práticas as novas formas de comunicar, que alia a informação com as novas
regras de mercado.
A
complexidade de uma geração
O palestrante traçou o perfil dos novos
profissionais de comunicação, composta por pessoas nascidas entre os anos de
1980 e 2000, jovens que fazem parte da chamada “Geração Y”. Ambição, dinamismo,
busca por resultados, vontade de crescer e proatividade são características
positivas dessa geração. Por outro, aspectos negativos também permeiam o perfil
dos novos comunicadores, que podem até comprometer carreiras promissoras, como
a impaciência, a imaturidade e a dificuldade em absorver críticas.
Quem é
esse novo profissional de Comunicação?
Segundo Wagner Alexandre, o novo profissional
de comunicação se tornou um profissional estratégico nos negócios da
instituição na qual atua. O novo cenário exige transparência em suas ações e
cobra respostas rápidas e precisas. O novo profissional precisa ser capaz de
gerar informações que atendam as necessidades dos diferentes públicos das
organizações.
Wagner citou as sete características
fundamentais do novo profissional de comunicação: Enxergar soluções, ser “gente
boa”, levar outras pessoas junto, entregar resultados de qualidade, ter olhos
que brilham ser proativo e assumir riscos.
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